Como Criar o Seu Modelo de Relatório Personalizado

Com o Construtor de Modelos de Relatórios, você pode personalizar os relatórios e incluir todos os recursos que são mais valiosos para você e seus clientes. Abaixo, ajudaremos você a criar modelos de relatórios individuais às suas necessidades.

Como criar o seu modelo de relatório personalizado:

1. Entre na sua conta de Omie SMART e abra o arquivo da empresa para gerar um relatório.

2. Selecione "Relatórios" no lado esquerdo.

3. Clique em "Relatório Financeiro Personalizado" para selecioná-lo.

4. Clique em "Personalizar" à direita da caixa “Modelo”.

CRT1

5. O construtor de modelos de relatórios inicia e você pode escolher entre quatro tipos de relatórios predefinidos "Criar novo" no lado direito: Relatório Completo, Resumo, Relatório com o Essencial ou Desempenho e Análise ou criar um modelo completamente novo escolhendo o botão "Vazio".

CRT2-1

6. Depois de ter escolhido um tipo de relatório predefinido ou "Vazio", inicia a visualização de personalização. Insira o nome para o seu novo modelo na caixa "Nome do Modelo" e escolha sua imagem de marca. Você verá todos os relatórios incluídos no estilo de relatório predefinido escolhido no lado esquerdo.

CRT3-1

a) Se você escolheu o botão "Vazio", a seção à esquerda ficará vazia e você poderá adicionar páginas no menu suspenso Adicionar página. Nota: Você receberá um sinal de aviso, se um tipo de relatório específico escolhido não estiver incluído na sua licença (Veja 6 b).

CRT4-1

b) Se a sua licença não cobrir todos os tipos de relatórios incluídos no estilo de relatório predefinido escolhido, um sinal de aviso aparecerá ao lado desse tipo de relatório. Você pode clicar nele e ainda adicionar as configurações, se você quiser usar este modelo para outra empresa, que inclui este relatório. Ou você pode clicar no botão "Excluir" ou na lixeira ao lado do nome da página, para excluir a página do seu modelo.

CRT5

7. Depois de nomear o modelo e escolher sua marca, você pode começar a ajustar as outras configurações. Em "Configurações Gerais", você pode escolher o número de casas decimais, como exibir números negativos e definir o período de relatório aplicado a todas as folhas.

CRT6-1

Você também pode definir o período de relatório para cada página individual. Basta clicar na página desejada e escolher o período de relatório desejado no lado direito. No canto direito do menu suspenso, um símbolo com várias páginas aparece, se você definir o período de relatório de uma página individualmente. Se você clicar no símbolo, o período de relatório dessa página específica será aplicado a todas as outras páginas.

Se você clicar em "Duplicar", duplicará a página e a mesma página com as mesmas configurações será gerada automaticamente e receberá o nome “título da página_cópia”. Em seguida, você pode adicionar a página como quiser.

CRT7-1

8. Você pode excluir as páginas que não deseja incluir clicando na lixeira ao lado do nome da página, Ou você também pode alterar a ordem em que uma seção aparece arrastando e soltando a página. Nota que as páginas Capa, Índice e Resumo Executivo não podem ser movidas e estarão sempre nas posições 1 a 3. Se você não quiser incluí-las no seu relatório, pode simplesmente removê-las.

CRT8-1

9. Você também pode adicionar várias páginas para o mesmo tipo de relatório e renomear a página. Você pode alterar o nome para o nome padrão clicando no símbolo ao lado do "Título da Página" que aparece, depois de ter alterado o título da página. Além disso, você também pode alterar a data do relatório para a pré-visualização.

Enquanto você está alterando as configurações, você pode clicar em "Gerar Pré-visualização" ou no botão acima da visualização, para visualizar as preferências escolhidas.

CRT9-1

Você pode ativar a pré-visualização em cada página, para ver como as páginas individuais serão, quando você gera seu relatório com seu modelo exclusivo. Clicando no símbolo 1:1 no meio, você pode aumentá-lo para o tamanho real e, em seguida, retornar à visualização padrão clicando na percentagem ao lado dele. O símbolo à direita ajusta a página à sua largura.

CRT10

10. Você também pode adicionar uma página chamada "Conteúdo Personalizado", na qual poderá editar o título, legenda, escolher se quiser que a data seja inserida ou não na página e adicionar o conteúdo desejado. Para adicionar o conteúdo, basta clicar em "Editar conteúdo".

CRT11-1

Depois de clicar em "Editar conteúdo", um pop-up abre, onde você pode inserir e formatar seu conteúdo. Quando terminar de ajustar o conteúdo, basta clicar em “Salvar” e você já poderá visualizar o novo conteúdo personalizado no criador do modelo de relatório.

CRT12-1

11. Salve seu modelo personalizado clicando no botão "Salvar" no canto direito. Você pode selecionar esse modelo de relatório na seção "Modelo" a qualquer momento. Se você clicar na seta ao lado de "Salvar", isso gerará uma prévia. Se você não deseja salvar o modelo, pode excluí-lo clicando no símbolo da lixeira ou clicando no botão "Remover" em "Configurações Gerais".

Você também tem a possibilidade de verificar todas as páginas e configurações incluídas no seu modelo, clicando em "Visualização resumida".

CRT13-1

Uma nova página abre e você pode verificar todas as configurações para páginas únicas. Se você nao quiser alterar nada, salve o modelo diretamente clicando no botão "Salvar". Se você deseja fazer algumas alterações, basta clicar em "Fechar visualização resumida" e editar as configurações desejadas no criador do modelo de relatório.

CRT14-1

12. Se você quiser duplicar seu modelo, clique no botão duplicado ao lado da lixeira e o mesmo modelo que acabou de salvar será gerado e renomeado automaticamente para o nome do seu modelo_cópia. Agora você pode fazer alterações e salvar seu novo modelo novamente.

CRT15