Usando a Previsão do Fluxo de Caixa Tripla

Crie eficiência na sua prática através da automação. A ferramenta de Fluxo de Caixa Triplo do Omie SMART permite que você gere, com base no desempenho histórico, três anos de previsões de fluxo de caixa com o clique de um botão!

Criando a projeção de linha de base

  1. Entre na sua conta do Omie SMART e abra o arquivo da empresa com o qual você deseja trabalhar.

  2. Clique em "Previsão" no painel de navegação à esquerda.

  3. Selecione o botão "Previsão de Fluxo de Caixa Tripla". Omie SMART começará automaticamente a calcular sua projeção base, se o arquivo tiver dados Contas a Pagar/Receber por Vencimento históricos suficientes.*

    3way Cash Flow Forecast_01_V1

    **NOTA: Se você não tiver dados históricos suficientes (pelo menos 12 meses), você receberá o seguinte aviso para fazer o upload de uma planilha contendo essas informações. Se você não tiver acesso aos dados históricos de Contas a Pagar/Receber por Vencimento, sugerimos fazer sua melhor suposição, mas tome cuidado, pois a projeção base correspondente não será tão precisa.

    3way Cash Flow Forecast_04
  4. Selecione o botão “Assistente de configuração” para configurar a previsão de fluxo de caixa tripla de uma maneira que realmente reflita a realidade dos negócios e garante que todas as considerações sejam levadas em consideração ao projetar crescimento e risco futuros.

    Assistente de configuracao

    Aqui, você poderá tomar decisões importantes sobre fatores importantes que, invariavelmente, afetam o futuro imediato e de longo prazo dos negócios.

    Assistente de configuracao_01

    Isso inclui como a empresa reconhece e reconcilia a Compensação Executiva, se eles controlam impostos de acordo com o regime de competência ou regime de caixa e se existem contas ou passivos de longo prazo, como empréstimos ou depreciação, que não afetam o movimento de caixa.

    Assistente de configuracao_02

  5. Depois da sua projeção de linha de base for criada, você pode visualizá-la numa visualização de ano até a data acumulada ou mensal. Basta clicar na visualização desejada no lado direito acima da projeção.

    Mensal_01

Essa visualização acumulada por ano também está disponível na opção de visualização de gráfico; abaixo está um exemplo.
Mensal_02

Ao escolher a opção de visualização mensal do gráfico, o gráfico mostrará os valores mensais para cada tipo de conta representado por sua própria cor.
Mensal_03

Agora você está pronto para começar a criar estratégias para sua projeção de fluxo de caixa tripla. Você pode escolher entre as seguintes categorias: Adicionar um Empréstimo, Receita Mensal, Despesas Mensais, Infusão de Dinheiro, Hipóteses quanto a contas a Receber/Pagar, Hipóteses quanto o Imposto sobre Vendas, Adicionar Cenários. Para obter informações mais detalhadas sobre a criação de estratégias específicas e cenários hipotéticos, consulte nossos artigos de suporte vinculados.

Obrigado pela leitura! Se você tiver alguma dúvida, entre em contato com seu gerente de conta ou entre em contato em ajuda.smart@omie.com.br.