Usando o Analista

O analista é um relatório dinâmico que mostra a diferença entre o orçamento e o realizado para cada conta no DRE. É codificado por cores, oferecendo informações fáceis de ler sobre o que está acontecendo em comparação com o planejado.

Este artigo mostra tudo o que você precisa saber para utilizar este relatório para o seu benefício e, mais importante, o dos seus clientes também.

O orçamento é um dos fundamentos das nossas análises de risco, tais como Previsão de Fluxo de Caixa Tripla, aplicação de criação de cenários e acompanhamento do desempenho em tempo real. Como tal, o analista é extremamente valioso, pois ele fornece uma análise aprofundada da variação do orçamento.

The Analyst_01

 

Se você ainda não o fez, notará que as contas com maior variação serão exibidas na seção Notícias no dashboard da empresa, sejam elas positivos (verde) ou negativos (vermelho).

The Analyst_02

 

Depois de gerar e configurar um orçamento no Omie SMART, vá para a seção Financeiras, onde o Analista é a primeira guia e aparecerá automaticamente.

The Analyst_03

 

Ao passar o mouse sobre um item de linha específico, você notará uma pequena janela que mostra qual era seu objetivo, o que realmente aconteceu e a diferença entre os dois.

The Analyst_04

Visão geral dos recursos do analista e opções de relatório

Existem várias maneiras de configurar o Analista de acordo com as sua preferências, incluindo a escolha do período do relatório, a variação aceitável e o envio de relatórios protegidos por senha em PDF e Excel para o(s) cliente(s).

The Analyst_05

  1. Escolha um período de relatório na lista suspensa.
    The Analyst_06
  2. Você pode alternar entre uma exibição recolhida e o relatório expandido padrão.
    The Analyst_07
  3. Você também tem a opção de visualizar o relatório em porcentagens, pois o padrão é o valor em moeda padrão.
    The Analyst_08
  4. O analista é mostrado no AAD por padrão, mas também pode ser visualizado mensalmente.
    The Analyst_09
  5. Em seguida, você pode configurar uma variação aceitável através do uso dos controles deslizantes, para se focar apenas nas contas com uma certa quantia em relação ao objetivo. Há um controle deslizante para classificar a variação por valor em moeda e um segundo para classificar por porcentagem; eles podem ser usados em conjunto ou separadamente.
    The Analyst_10
    The Analyst_11
  6. Outro ótimo recurso do Analista é a capacidade de adicionar cenários para ver como eles serão orçados no futuro.
    The Analyst_12
  7. Depois de definir suas configurações, você pode gerar relatórios em PDF ou Excel para entregar ao(s) cliente(s) imediatamente!
    The Analyst_13
  8. Os relatórios gerados no Excel serão baixados imediatamente. Para relatórios em PDF, você será levado a uma página de visualização na qual poderá adicionar notas, enviar como email ou fazer download.
    The Analyst_14
  9. Se você estiver enviando o relatório como um email, uma tela adicional será exibida, solicitando que você digite o endereço de email do destinatário, um assunto e uma mensagem. Você pode até proteger as informações contidas no relatório com proteção por senha!
    The Analyst_15

 

Este foi o guia completo sobre como o analista funciona e como ele pode ser uma ferramenta poderosa para obter informações personalizadas sobre como a empresa está operando, o que tínhamos originalmente esperado e prever cenários de planejamento de negócios no futuro.

Se você tiver alguma dúvida, entre em contato com o gerente da sua conta ou entre em contato em ajuda.smart@omie.com.br.