Usando o gerador de KPI

O Gerador de KPIs do Omie SMART permite que você crie facilmente KPIs exclusivos com base em métricas financeiras e não financeiras. Esses KPIs personalizados oferecem flexibilidade para fornecer as métricas específicas que cada cliente precisa.

Criando um KPI personalizado

  1. Entre na sua conta do Omie SMART e abra o arquivo da empresa para a qual você deseja gerar KPIs personalizados.
  2. Abra a seção do KPI clicando em "KPIs" no painel de navegação à esquerda.
  3. Clique em "Gerador de KPI’s" para começar a criar seu KPI personalizado:

KPIG1


4. Escolha um nome para este KPI, selecione a unidade de medida apropiada (Moeda, Rateio, Percentagem) e adicione uma descrição do KPI para aparecer nos relatórios PDF, se desejar. Clique em "Continuar" para passar para a próxima etapa.

KPIG2

5. Construa sua fórmula de KPI arrastando e soltando os Operandos e Tipos à esquerda para a caixa de fórmulas a direita:

KPIG3


6. Clique em "Continuar" depois de concluir a configuração da fórmula, em seguida, clique em "Salvar" depois de revisar o seu KPI personalizado.

7. Seu novo KPI está agora disponível para visualização, edição e configuração de limites ou notificações na seção "KPIs personalizados":

KPIG4

Compartilhando KPIs personalizados

Depois de criar um KPI personalizado para um dos arquivos de sua empresa, você pode compartilhá-lo rapidamente e com facilidade com os outros arquivos da empresa que você sincronizou em Omie SMART. Assim economiza o seu tempo, permitindo que você configure cada KPI personalizado só uma vez!

1. Entre na sua conta em Omie SMART e abra o arquivo da empresa ao qual você deseja adicionar um KPI criado anteriormente.

2. Clique em "KPIs" no painel de navegação à esquerda e expanda a seta ao lado de "Gerador de KPIs". Clique em "Importar KPI":

KPIG5

3. No pop-up que aparece, selecione o KPI personalizado na lista suspensa que você deseja disponibilizar nesta empresa e então clique "Importar":

KPIG6

4. Você poderá ver a fórmula e as informações do KPI. Clique "Continuar" duas vezes, e depois em "Salvar"para adicionar este KPI. Note: Se você alterar a fórmula aqui, isso também afetará quaisquer outros arquivos que contenham esse KPI customizado.

KPIG7

KPIG8

KPIG9

5. Verifique se o KPI foi compartilhado com sucesso:

KPIG10

O Omie SMART oferece uma variedade de opções para criar seus KPIs personalizados. Você pode usar grupos de contas já configurados no seu plano de contas, criar um novo grupo de contas, usar valores fixos e até contas estatísticas (não lançadas). As seções abaixo abordarão como usar cada tipo de conta em seu processo de configuração do KPI personalizado.

Usando Grupo de Contas

É fácil usar grupos de contas, sejam eles existentes ou novos grupos que você criou.

  1. Selecione um grupo de contas existente:

KPIG11



2. Ou crie um novo grupo de contas adicionando várias contas a um agrupamento personalizado:

KPIG12

KPIG13

3. Quer sejam grupos de contas novos ou existentes, clique em "Aplicar" depois de ter feito sua seleção.

Usando Contas Estatísticas (Contas Não Lançadas)

As contas estatísticas funcionam exatamente como grupos de contas, mas incluem contas que não foram lançadas. Essas contas não lançadas podem ser sincronizadas do software de contabilidade ou criadas manualmente no Omie SMART. Uma conta estatística tem de estar disponível antes de criar um KPI personalizado que use essa conta. Nos casos em que você precisa criar a conta estatística manualmente, siga as etapas abaixo.

  1. Clique em "Inserir Dados" no painel de navegação à esquerda e selecione "Plano de Contas".

2. Clique em "Adicionar nova conta":

KPIG14

3. Escolha um nome para a nova conta e selecione "Não lançado" como tipo de conta:

KPIG15

4. Navegue para "Inserir Realizado do Exercício", desloque-se para as novas contas não lançadas e insira os valores apropriados para cada mês:

KPIG16

5. Continue com a criação de um KPI personalizado como acima, definindo sua conta estatística apropriadamente:

KPIG17

KPIG18

Usando Valores Fixos

Em alguns casos, talvez você queira criar um KPI personalizado usando valores que não mudam de mês para mês. Isso pode ser feito usando o tipo de conta Valor fixo ao criar sua fórmula de KPI.

  1. Arraste e solte "Valor fixo" da esquerda para a direita no construtor de fórmula do KPI, insira o valor estático no pop-up exibido e clique em "Aplicar":

KPIG19


2. Complete seu KPI clicando em "Continuar" e depois em "Salvar":

KPIG20

KPIG21